CONTROLE INTERNO

Ministério da Defesa e Forças Armadas realizam Simpósio de Controle Interno

Evento foi realizado nessa quarta-feira (04/10), em Brasília (DF)
Publicada em: 07/10/2023 18:58
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes
Edição: Agência Força Aérea

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e aperfeiçoar as técnicas do Sistema de Controle Interno Federal, o Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas, por meio do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), promoveram, nessa quarta-feira (04/10), no Salão Nobre do Clube da Aeronáutica de Brasília, o Quinto Simpósio Conjunto de Controle Interno.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e de empresas públicas, atuantes na área de Governança e Controle Interno, totalizando mais de 200 participantes.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Secretário de Economia e Finanças do Exército, General de Exército Sérgio da Costa Negraes; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Ministro do Tribunal de Contas da União, Jorge Antonio de Oliveira Francisco; o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres, e Oficiais Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Em sua fala, o Comandante da Aeronáutica disse que a quinta edição do Simpósio Conjunto de Controle Interno é um significativo marco na comprometida jornada das Forças Armadas em busca da excelência na gestão pública e do constante aprimoramento nos processos administrativos. “Nesta essencial iniciativa, teremos a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e as melhores práticas as quais auxiliarão no aperfeiçoamento de procedimentos e, assim, no alcance dos expressivos resultados que fortalecerão ainda mais as nossas Forças. Aqui, estão reunidos líderes e profissionais dedicados à promoção da boa governança, dispostos a aprofundar seus conhecimentos bem como a aplicá-los plenamente”, proferiu.

“É importantíssimo estarmos juntos para construirmos, cada vez mais, melhorias processuais, de forma a atingir o objetivo da nossa sociedade, que é executar bem os recursos públicos. Esta é a grande finalidade do Simpósio: promover um espaço de reflexão e discussão e agregar valor aos processos administrativos conduzidos por nossas instituições”, declarou o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres.

O evento contou com palestras do Secretário Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Ronald da Silva Balbe; do Coordenador-Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da CGU, Sérgio Filgueiras de Paula; do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Antonio de Oliveira Francisco; do Assessor Especial do Secretário-Geral do Ministério da Defesa (MD), Ricardo de Mello Araújo, e da Diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Cristiane Nardes Farinon.

Entre os temas abordados no evento estavam: Auditoria Interna Diante dos Avanços Tecnológicos e a Complexidade das Operações; O Desafio de Agregar Valor em um Mundo Híbrido; Desafios do Controle Interno; Noções de Processo e Responsabilização no TCU, e Liderança: mecanismo principal da governança pública, respectivamente.

“É uma satisfação muito grande poder vir aqui dialogar um pouco com vocês. Louvo pela iniciativa de ter aqui colegas das três Forças Armadas irmanados no propósito de nivelar conhecimento e construir as melhores soluções no poder decisório das nossas instituições. Somos peças de um mesmo sistema, que, ao fim, busca a excelência da administração pública em benefício de toda a população”, discorreu o Ministro do Tribunal de Contas da União do Brasil, Jorge Oliveira, que abordou o tema "Desafios do Controle Interno".

Para a Assessora de Controle Interno da Diretoria do Pessoal da Marinha, Comandante Márcia Letícia de Oliveira Barbosa Garrido, o Simpósio proporciona conhecimento a respeito das tendências e atualizações do Controle Interno. “Uma oportunidade de crescer, acrescentar e agregar para melhorar os processos das instituições que nós acompanhamos”, falou.

“O Simpósio é muito interessante e necessário, porque reforça os conceitos do Controle Interno. Uma iniciativa bem positiva no sentido de integrar as Forças Armadas e uniformizar os conhecimentos. Parabéns a todos pela iniciativa e sucesso no cumprimento da missão”, declarou o representante do Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx), Major Sandoval de Araújo Santos.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

imagens/original/46347/03.jpeg
imagens/original/46347/10.jpeg
imagens/original/46347/11.jpeg
imagens/original/46347/12.jpeg
imagens/original/46347/13.jpeg
imagens/original/46347/5.jpeg
imagens/original/46347/7.jpeg
imagens/original/46347/9.jpeg